Capitais brasileiras do crochê

Capitais brasileiras do crochê

Que o crochê é fonte de renda para muitos artesãos, isso você já sabe. Mas sabia que no país existem cidades que sobrevivem apenas deste tipo de artesanato?

Existem duas “capitais do crochê” no Brasil. Barbosa Ferraz no Paraná e Inconfidentes em Minas Gerais.

Barbosa Ferraz registrou uma população de 12.653 habitantes no ultimo censo de 2010. Por se tratar de uma cidade pequena, a população tinha dificuldade em conseguir emprego e foi através do crochê, que reverteram essa realidade. Homens, mulheres, crianças, famílias inteiras passam o dia crochetando. O empresário Waldir de Oliveira foi o precursor da ideia na cidade. Ao viajar para o sul de Minas viu que esse segmento era muito utilizado por lá e decidiu trazer alguns quilos de algodão para diversificar a economia da cidade, que na época era baseada somente na agricultura.

Já Inconfidentes é um dos maiores produtores de crochê, fios, malhas,  fibras e tapetes do Sul de Minas Gerais. O turismo de compras tornou-se o referencial de Inconfidentes. Com população estimada em 6. 908 habitantes no  censo de 2010.  As árvores da principal avenida da cidade são todas revestidas com peças coloridas de crochê, o que atrai muitos visitantes. A ideia deu tão certo que em Abril de 2014 a Globo se inspirou nas árvores de crochê de Inconfidentes como cenário para a novela “Meu pedacinho de chão”.

Autor: Tamyres Sbrile

Sem Comentários

Envie um comentário